Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sorvete de manjericão com tomate em calda.


Dizem que a "massa" foi criada na China, mas só depois que ela passou na mãos dos italianos que a pasta passou a ser mais aprimorada, fina, saborosa e especiale. (afinal os italianos são bons em tudo né?!) E o clássico italiano é a união do manjericão e o tomate lembrando a sua bandeira.  Enfim... depois de todas minhas receitas de massa eu sugiro que sirvam essa sobremesa criativa que comi em uma pizzaria há uns 10 anos atrás e resolvi inventar fazer!!  O sorvete fica maravilhoso meio mentolado e cremoso. Acompanhado pelo doce de tomate que tem um aroma de canela!! Fica divinooo!!

SORVETE
Para o sorvete é simplesmente bater no liquidificador umas folhas de manjericão com sorvete de creme. Só que precisa tomar algumas cautelas. Num adianta falar aqui a quantidade de manjericão que eu usei pois cada manjericão tem um tipo, tamanho etc. Voce vai ter que ter a sensibilidade pra saber a quantidade certa. Como o sorvete não pode derreter senão ele perde a cremosidade, eu bato no liquidificador toda a quantidade de manjericão com uma bola grande de sorvete até a mistura ficar verde quase musgo. Feito isso eu acrescento o resto do sorvete de creme até ficar verde claro e coloco imediatamente no congelador.

TOMATE EM CALDA
Pegue uns 12 tomates maduros italianos, retire a casca** (veja como abaixo) abra em 4 no sentido longitudinal, reitre todo liquido interno e os carocinhos, sem retirar a parte do centro do tomate. Reserve. Ferva 1 copo pequeno de água com uns 4 canelas em pau e uns 8 cravos (opcional) Deixe ferver até pegar bem o cheiro das especiarias. Acrescente 500g de açúcar e meia garrafa de vinho branco. Deixe ferver BEM até ficar bem grossinho. Acrescente os tomates limpos e deixe cozinhar. Como o tomate solta muita água o ideal é ficar de olho, até porque uns vão estar mais maduros que os outros, fique atenta se passar mais de 20 minutos cozinhando, os tomates podem começar a se desmanchar e como nesse momento a calda ainda vai estar rala, o certo seria pegar com a escumadeira os que estão mais cozidos até acabarem todos. Depois aquela calda que sobrou deixe-a ferver bem até ficar bem grossa antes de juntar com os tomates. Guarde na geladeira.

Um comentário: