Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Shishbarack


Shishbarack (lê-se XêchBárak)( ou sheesh barack) é um prato muito comum no Líbano, Palestina e Síria. Assim que comprei minha máquina de fazer massa, minha amiga Celene me pediu pra fazer esse prato.
Pesquisei nesse site árabe e consegui fazer, o meu ficou mais sequinho, com menos coalhada.. mas ficou muito bom! Como eu gosto de adaptar as receitas, eu me inspisrei nesse video... muito explicativo e mais detalhado.


Ingredientes:
Massa do Capelete
• ½ kg de farinha de trigo
•1  ½ copo de água morna
• 1 col. sopa azeite
• 1 col. sopa de sal
• 1 col. sopa de açúcar
 Misture bem os ingredientes secos.
Acrescente o azeite e a água até formar uma massa elástica que não gruda nas mãos.
Deixe descansar coberta com um pano úmido.Polvilhe uma superfície de farinha e abra a massa em espessura fina usando o rolo e corte em pequenos círculos usando uma xícara de café. 
Recheie cada circulo da massa com um pouco do recheio e feche em forma de capelete. Veja esse video explicativo. Depois aqueça o forno e coloque os capeletes pra secar até dourar só um pouquinho!

Recheio do Capelete
• ½ kg de carne tipo patinho moída
• 1 cebola média ralada
• 1 col. sopa de manteiga
• 1 col. chá de sal
• 1 col. chá de pimenta síria
• 1 col. de café de canela
• Salsinha lavada e picada a gosto (opcional)
Doure a cebola na manteiga, acrescente e refogue a carne e misture os temperos e a salsinha

Coalhada cozida
• 1 ½ litro de coalhada fresca ( veja minha receita de coalhada seca antes de secar)
• 2 col. sopa de amido de milho
• 1 ovo cru batido (opcional) ( eu não coloquei)
• Sal a gosto
• 3 dentes de alho picados
• 1 col. sopa de hortelã seca

Em uma panela funda cozinhe a coalhada fresca já com o ovo misturado em fogo médio sem para de mexer até levantar fervura, abaixe o fogo.
 Acrescente o amido diluído em meio copo de água.  Acrescente os capeletes.  Tempere com o sal a gosto.  Em uma frigideira doure o alho e a hortelã em uma colher de azeite e acrescente à coalhada antes de servir.
depois de abrir a massa... cortar em rodelas  

Fiz duas bandejas dessas.. mais de 4 horas fazendo uma por uma

Apesar de ser um prato Árabe, fica muito bom servido com o vinho francês Vin de Pays des Bouches du Rhone. (dê um zoom pra ver melhor)

Um comentário:

  1. o povo de lá costuma comer as coisas com arak... um licor q deve ter alguma coisa de anis. Tem um gosto forte de anis naquela bebida e sobe rapidinho. hehehe

    ResponderExcluir