Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

sábado, 18 de dezembro de 2010

L'entrecôte d'olivier


Estivemos em são Paulo final de semana passado, convidada por amigos muito especiais, fomos para o restaurante L'entrecôte d'olivier, o restaurante do olivier Anquier, onde o menu tem apenas três opções: Bem passado, ao ponto, ou mau passado...  isso mesmo...Só existe essa opção no menu... prato único... por 47,00 reais per capita você começa com uma salada de folhas com nozes, e logo depois vem um prato recheado de batatas fritas á vontade ( Eles repõem a batata qdo acaba no seu prato) e com um Entrecôte sob um molho maravilhoso que é  segredo da Tia Nicole (tia dele). Já fiquei intrigada com esse segredo e comi tentanto imaginar o que tinha naquele molho divino.

Existe um restaurante em Paris que se chama "Le relais d'entrecote" que também segue essa mesma linha, salada-batata- entrecote- molho e lendo essa reportagem no le monde descobri um dos segredos: fígado de galinha e de acordo com a textura e sabor eu cheguei a essa conclusão da receita abaixo. Ainda estou em testes, essa é a minha segunda tentativa, preciso fazer várias vezes até ter certeza, mas é praticamente isso aí.

Ingredientes

50g de fígado de galinha
1 colher de manteiga sem sal
50 ml de vinho branco
1 colher de sopa de estragão seco
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
1 xíc de tomilho fresco (as folhinhas já tiradas do talo)
um punhado de tomilho e estragão secos
*(pode ser aqueles saquinhos prontos de tempero "ervas do chef")
pimenta do reino e sal a gosto

vamos lá:
Frite bem o fígado de galinha temperado com sal e estragão. "Limpe" a panela com um pouco de vinho branco. Espere esfriar e coloque num processador (ou liquidificador). Acrescente o creme de leite,  a mostarda, as ervas e bata bastante. Leve para o fogo e deixe reduzir. Agora é só grelhar a carne e colocar esse molho em cima!!

Para as batatas fritas... que não estão na foto porque eu num quis fazer fritura em casa rsrs
Voce deve cortar as batatas em tiras bem fininhas e jogar no óleo bem quente. Retire-as enquanto estiver brancas. Espere esfriar um pouco, enquanto o óleo continua esquentando, e jogue-as de novo pra fritar. sirva com a carne.

Esse prato fica divino com o vinho Ímpeto, cabernet sauvignon chileno. Excelente, custa em média 27 reais.

3 comentários:

  1. Eu vi uma reportagem na TV semanas atrás sobre outro restaurante em SP na mesma linha desse do Olivier. Fiquei tb intrigada com o molho que diziam cozinhar por mais de 30 horas.

    Se conseguir algum resultado extra com suas tentativas do molho, compartilha comigo? confesso que a reportagem me deixou aguada por testar a receita.

    E o corte de carne? qual devo usar?

    ResponderExcluir
  2. Oi dani…
    Então… tem outro restaurante em SP que “copiou” do Olivier… este no entanto copiou do restaurante frances rsrs

    Ainda não experimentei outro…. o site: http://www.lentrecotedeparis.com.br/ mas assim que eu for vou tentar descobrir. Pois o do Olivier só consegui descobrir experimentando.

    O corte da carne é o ENTRECOTE, é um corte que você num acha no supermercado comum… é uma carne super macia e suculenta fica pertinho do contra filé. Ela tem um nervo central pois é a junção de 3 cortes diferentes. Eu compro nos Sams clube , algumas vem com nome de “File de costela” ( nao é capa de costela hein)

    Ou seja.. é grelhar a carne colocar esse molho em cima… é uma delícia.

    ResponderExcluir