Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quindim

Ahhh lá vem eu com docinho de novo... são poucos hehe
Essa é uma receitinha da minha mãe que aprendi fazer especialmente para agradar o meu amigo Texano Robert, que amou essa sobremesa Brasileira. O Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e côco ralado. A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que no lugar do côco ralado utiliza amêndoa.


Bom, pra quem veio buscar uma receitinha rápida de fazer.. num sei não.. acho melhor nem começar hehe mas acredite em mim é bem fácil porém trabalhosa mas vale a pena... pra fazer uns 30 quindins:

São 330g de coco fresco ralado na hora, 500g de açúcar, 65g de manteiga e 18 gemas peneiradas.
(as 18 claras que sobrarem você pode usar pra fazer SUSPIRO)

Em uma vasilha, misture o côco e o açúcar com as mãos, misture bem até derreter. Acrecescente a manteiga derretida e misture bem . Leve para a geladeira e deixe por 2 horas. Retire e acrescente as gemas peneiradas, não esprema muito por que o "cheiro" do ovo fica nessa pele da gema.
Tá pronta sua massa. reserve.
 Pegue 1/2 xic de glucose e misture com 2 colheres de água, deixe ferver em fogo baixo até derreter bem. Aplique ainda quente nas forminhas pra "untar'. Encha as forminhas até a borda e leve para o forno ao banho maria a 180 graus. Retire quando estiver dourado. Desenforme enquanto estiver morno.
Note pela foto que comprei o côco preto, descasquei e ralei. Se souber de algum lugar que vende o côco fresco e já ralado pode comprar, mas prove antes, veja se o côco não está ardido.

Robert estou com saudades de você... quando vier para o Brasil me avisa que farei novamente!! hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário