Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

domingo, 13 de março de 2011

Risoto de haddock com abobrinha


Há muitos anos atrás, fui convidada pra jantar na casa de dois amigos, Camila e Adolphinho. A Camila, como sempre fina e inovadora preparou esse risoto maravilhoso e diferente (já que eu nunca tinha comido haddock) e que nunca mais esqueci. Ela tem um livro chiquérrimo só com receitas de risotos e ontem liguei pra ela pedindo essa receita. (Aliás, ela que me ensinou a fazer risotos hehe) Deixo aqui mais uma vez os meus agradecimentos ao casal que foram super prestativos.

Agora que tenho esse blog, não poderia de deixar de postar essa receita pra vocês apreciarem. É simplesmente fantástica.

vai precisar:

300g Haddock defumado
1L de água
1/2L de leite integral
2 abobrinhas médias
2 1/2 colheres de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xic de vinho branco seco
1 cebola picada
1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
1 xíc de parmesão ralado
1/4 xic de creme de leite fresco


Bom, pra poder explicar melhor. Vou dividir  a receita em 4 panelas... que se juntarão em uma só.. hehe

Panela 1: ferva a água e o leite, coloque o haddock inteiro, e deixe cozinhar por 8 minutos. (o leite ajuda a tirar o excesso do defumado)  despreze o líquido, retire o haddock e corte-o em cubos e reserve


Panela 2: o brodo: Ferva 600ml de água com dois saquinhos de Hondashi (se quiser adicione uma cenoura em rodelas e salsão) (caso não ache o Hondashi, use caldo knorr de legumes ou de peixe.

Panela 3: Numa frigideira, coloque o azeite e grelhe a abobrinha cortada em cubos até ficar dourada.

Panela 4: O risoto... Numa wok, Coloque a metade da manteiga e a cebola. Deixe refogar um pouco, adicione o arroz e misture sempre. Adicione o vinho e deixe evaporar. Vá adicionando aos poucos o brodo (da panela 2) e mexa sempre. Não precisa colocar toda a água, vá verificando o ponto, quando estiver quase pronto adicione o haddock e a abobrinha. Mexa mais um pouco, desligue a panela e adicione o resto da manteiga, o creme de leite fresco e o parmesão. Serve 4 pessoas


Sirva com esse vinho argentino RUTINI Cabernet malbec 2006, um vinho agradável e sedoso. O cabernet contribui com a estrutura e a Malbec com fruta madura e tanino sedoso.
Au revoir!

3 comentários:

  1. Um dos pratos mais saborosos e equilibrados que já provei. Simplismente completo! GOOX

    ResponderExcluir
  2. Se precisar de outras receitinhas, é só pedir. Estamos a disposição. Ficamos felizes de saber que deu certo, aliás, essa receita é infalível, e fácil de fazer.
    Bjs. Camila e Adolphinho.

    ResponderExcluir
  3. Raissa,

    Fiz a receita e é simplesmente divina!
    Seu blog já esta em meus favoritos! Parabéns!

    Bjus

    Lise

    ResponderExcluir