Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

terça-feira, 8 de março de 2011

Bavette com camarões salermo


Quando eu morava em BH eu frequentava um restaurante italiano chamado "Província de salermo", no santa efigenia. Certa vez, há muito anos atrás, eu comi um prato de massa com  camarões e pimentões que num esqueci até hoje e apenas com a lembrança daquele sabor tentei reproduzir esse prato... que foi um SUCESSO!!
Meu pai trouxe pra mim um pacote de camarões VG da Bahia com casca e tudo. Huummm.. nós vamos usar tudooo!!

vai precisar:
400g Camarões grandes com casca de preferência frescos. 
1 pimentao vermelho cortado em tiras 
4 dentes de alho picados 
1 pacote macarrão tipo BAVETTE ou macarrão sem glúten 
salsinha e cebolinha a gosto

 Com uma tesoura de cozinha, comece cortando a casca pelas costas do camarão, retire a casca, perninhas e a cabeça. Reserve.  Lave o camarão tirando aquela Veiazinha de cima. Tempere apenas com sal.
Em uma panela pequena, coloque as cascas e cabeças, adicione um pouco de água até "quase"cobri-los.
Adicione um pouco de sal. Se tiver salsinha, cenoura e cebolinha pode por também. Deixe ferver por pelo menos 2 horas até reduzir bem. É só coar e reservar!

Corte os pimentões em tiras finas no sentido do comprimento, pra parecer ser mais um "fiapo"de macarrão. refogue no azeite junto com o alho, acrescente aquele líquido reduzido, o bavette cozido em água e sal, misture bem com cuidado, coloque mais azeite e sirva com os camarões grelhados.

Aqui é como o caldo fica depois de coado : 


 

Você num tem noção do quanto isso é gostoso!! (e simples)

Um comentário:

  1. Tem um prato chinês parecido com esse, e tem um modo diferente de preparar. Refoga o camarão com a cebolinha, gengibre e alho, adicionando por último o pimentão.

    A diferença é q não se cozinha, e não tem macarrão.

    Lembra de marcar da próxima vez outro evento gastronômico aí, q eu prometo fazer um camarão com aspargos, com alguns segredos q devem funfar nessa sua receita.

    ResponderExcluir