Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

terça-feira, 5 de abril de 2011

Vol-au-Vent


Vol-Au-Vent é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folhada em formato de cestinhas e depois de assadas, são recheadas com misturas cremosas, que quase sempre são salgadas.
Vol = Vôo, au = ao ; Vent=vento, o Vol-au-vent é um aperitivo popular e de ótimo custo beneficio, que permite uma gama de variações de recheios. (wikipedia) Mais sugestões de recheio AQUI.


Aspargos frescos



As opções de recheio são inúmeras. Esse que eu preparei é de Shitake com aspargos frescos e ESCARGOT.

Frita na manteiga uma bandeja pequena de shitake, 1 cebola, 2 dentes de alho e os aspargos picados. Acrescente mais um pouquinho de manteiga, salsinha crespa picada e mais um dente de alho picadinho e uns 6 escargots tb picados (opcional). Deixe fritar por mais uns 8 minutos e acrescente meio copo de vinho branco com uma colher de maizena diluída nele. Mecha bem e recheie os Vol au Vent.

A massa é uma massa folhada que você pode comprar pronta. Na próxima vez que eu postar eu mesma vou preparar a massa e passo a receita pra vcs!!  Esse eu comprei pronto pq era teste.



Agora... pra se formar esse quadradinho bonitinho... eu faço assim. Como a massa que eu compro é da "Massa leve" e é muito fina, pego 3 folhinhas da massa, coloco uma em cima da outra no tamanho desejado, e com uma faca, faço um "risco"leve fazendo o quadradinho do centro. Pincelo com  gema de ovo. Levo pra assar em fogo baixo, assim que dourar, retiro o centro com cuidado (eu como ele) hehe e coloco o recheio.  Veja ESSE VIDEO explicativo.
Nesse vídeo note que a massa dela cresce muito mais e é mais grossinha. por isso eu mesma quero fazer a massa!!
Você pode fazer de véspera e esquentar no forno um pouco antes de servir.



Claro que tem ter o vinho para acompanhar!!
Esse é o vinho da seleção de março de 2011 da Sociedade da Mesa, clube de vinhos que eu participo. Dessa vez foi um espanhol, de Ribera del Duero, com 85% de Tempranillo, 10% de Merlot e 5% de Cabernet Sauvignon. Miros Tinto Roble.

Eu achei que ele tem bastante tanino, até pq passou por barricas de carvalho, mas é muito bom!! É um vinho vendido por aí por aproximadamente 60 reais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário