Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Charuto de folha de Uva


Este é um prato que como pelo menos 2 vezes por mês... num domingo... numa quinta á noite... na casa do meu sogro. Esse é o primeiro prato que posto no meu blog que não foi feito por mim. Meu sogro é fera nesse prato e resolvi postar a receita dele aqui.

Eu acho as folhas de uva no OBA (campinas)... ou se conhecer alguém que tenha uma parreira em casa, escolha as folhas mais novinhas... as muito velhas e grandes são duras e não amolecem depois do cozimento.

1 xícara de arroz (cru)
400g de patinho moído
sal e pimenta do reino a gosto

Misture bem e você já tem o recheio.
Fervente as folhas de uva por 1/2 minuto, abra e coloque um pouco do recheio... enrole, sempre dobrando as pontas no meio do processo.
 Eu achei esse vídeo, pra ajudar a entender o processo.. o vídeo é amador, bem interessante e até engraçado... mas bem explicativo.

Veja que no vídeo ela dispõe todos os charutos bem juntinhos e coloca um prato em cima deles, depois uma tampa por cima.
Se você não coloca esse prato (ou uma tampa menor) , quando a água do cozimento ferver, os charutos acabam se mexendo lá dentro e podem se abrir. 
Coloque água até cobrir os charutos. (cuidado com o sal porque essas folhas puxam muito e podem ficar muito salgadas)

O meu sogro, durante a montagem, ele espalha uns tomates picados sem pele e coloca no centro uma cabeça de alho inteira.

Sirva regado com bastante azeite... é uma delícia.

2 comentários:

  1. se fizer isso a vapor, as folhas do charuto devem permanecer verdes, não?

    ResponderExcluir
  2. Então... as folhas vão ficar verde MUSGO. O vapor não iria passar tempero nem cozinhar direito o arroz!! :)

    ResponderExcluir