Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

terça-feira, 17 de junho de 2014

Molho bolonhesa





Molho à bolonhesa (sugo alla bolognese em italiano) é um molho feito com carne de vaca moída, tomate e outros vegetais, tradicionalmente preparado para acompanhar tagliatelle fresco.

A região da bologna é famosa pelos pratos gordos. O grande segredo desse molho é uma boa quantidade de gordura.
Segue a receita que aprendi num curso de massas italianas. Um coringa que pode ser usado em lasanhas, espaguetes, raviolis, canelones etc...

  1.  Ingredientes
    40 g de cebola
    40 g de cenoura

    40 g de aipo ( talo do salsao )
    100g de manteiga
    100 ml de vinho tinto seco 

    300 g de carne bovina moída 
    1 kg de tomate pelati já processado
    Modo de preparo
     Picar bem fino a cebola, o aipo e a cenoura. Eu passei no processador rapidamente pra ficar bem picadinho. Fazer o refogado em fogo médio/baixo, junte com a manteiga, um fio de azeite e coloque junto louro, dois ramos de alecrim, tomilho. Deixe refogar bem... Coisa de 40 minutos, sempre prestando atenção que esse refogado esteja quase que mergulhado na gordura. Quando estiver bem dourado, juntar a carne e aumentar o fogo. Refogar bem Juntar o vinho, escute o chiado... e deixar evaporar. Acrescentar os tomates ja triturado.  Deixar cozinhar tampado e em fogo médio por 20 a 25 minutos. Acertar o sal e a pimenta.
    Retire os possiveis cabinhos das ervas que se soltaram.
    Não tempere a carne antes de fritar. Outra coisa que fica delicioso... Adicione a mais com a carne linguiça toscana, sem a pele... Que seria uma carne de porco moidinha.... Dá um sabor delicioso. 
Sirva com esse delicioso SYRAH sul africano, frutado,com aroma de frutas escuras e maduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário