Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

domingo, 26 de agosto de 2012

Molho PESTO original




Olá.... hoje resolvi preparar um verdadeiro molho pesto como manda o figurino.
Fiz várias pesquisas em sites italianos até chegar nessa receita.
Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália.

O principal é NÃO processar e sim usar um pilão. O Manjerição não reage bem ao inox, escurece e outra... no processador ele será picado e não esmagado..oq eu faz toda diferença... e fica tudo muito moído e fora de ordem...

Você pode variar essa receita substituindo os pinoles por castanhas, nozes, pistaches etc...
e também pode preparar como na primeira receita que postei aqui que foi o pesto de rúcula.


Preparei um video especial:


ingredientes:

100g de folhas de manjericão
50g de perorino ralado
50g de parmesão ralado
100g de pinoles levemente tostados*
sal grosso
4 dentes de alho pequenos ou 2 grandes.
azeite


*coloque os pinoles numa travessa leve a um forninho por 1 ou 2 minutos.

Comece pelo alho, amasse bem, depois acrecente os pinoles. Acrescente as folhas de manjericão aos poucos, altenando com as pedrinhas de sal. Depois de bem esmagados, acrescente os queijos e depois o azeite.

Cozinhe uma massa grano duro, no meu caso eu preparei gnocchetti...

Esse molho você pode deixar na geladeira até mais de um mês, deixe sempre regado com o azeite por cima. O Jamie Oliver adiciona um pouco de limão... opcional.

Esse pilão eu comprei na loja SURIANI. Clique aqui. É uma loja em campinas que tem produtos para casa a um bom preço e muita variedade e coisinhas criativas. Mas clique acima na loja virtual que entrega em todo Brasil...


Pra harmonizar uma massa ao pesto, não indico nenhum vinho tinto.
As especiarias são muito fortes e "perigosas"...

O melhor é usar um bom chardonnay... espumantes BRUT.

Como o pesto é de origem italiana eu harmonizei com um prosecco... Sant'Orsola. Maravilhoso e a um preço super acessível. Pago 35,00 nos Sam´s club.






2 comentários:

  1. Pesto é um dos meus favoritos. Eu realmente gosto de seu gosto, quando eu era pequeno, meu pai teve um petshop onde vendia produtos Virbac e na parte de trás do negócio ele tinha um jardim, onde ele plantou a planta do pesto.

    ResponderExcluir