Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Mini morangas com camarão


Mais uma receita sem glúten e sem lactose, nutritiva e deliciosa. Há  muito tempo existe muitas variações de camarão com moranga. mas resolvi inventar um creme pra poder substituir o catupiry que vai ser o meu "catupiry falso". Tomara que gostem. 


Ingredientes

6  mini abóboras (moranga)
1 bandeja de camarão pequeno 
1 bandeja de camarão grande 
1 cebola picada 
4 dentes de alho picado 
cheiro verde picado
2 tomates sem pele picado
2 mandioquinhas médias 
200 ml de leite de coco fresco*

Tempere os camarões com sal pimenta do reino e um pouco de limão .

Abra uma pequena tampa das abóboras límpe-as por dentro usando uma colher coloque azeite e sal dentro, tampe novamente e balance um pouco. Embrulhe uma por uma em papel alumínio e coloque no forno temperatura média alta. 

Enquanto isso coloque as mandioquinhas em cubos para cozinhar na água com sal. Assim que tiverem macias escorra a água e amasse bem se tiver um processador facilita. Adicione o leite de coco na mandioquinha e está pronto o "catupiry" falso. 

Refogue a cebola no azeite, depois o alho e por último os tomates. Adicione sal/Pimenta a gosto. Adicione metade do "catupiry" nesse refogado.

Em uma frigideira grelhe os camarões pequenos na manteiga. Não encha a frigideira com os camarões faça de pouco em pouco para não dar água. 
Depois de todos fritos coloque-os na mistura refogada. Adicione metade do cheiro verde e misture. 

Grelhe em seguida os camarões grandes também tomando cuidado pra não dar água na frigideira. Grelhe por pouco tempo de cada lado numa frigideira bem quente... para que não fique muito cozido. 

Retira as mini abóboras do forno assim que estiverem macias, pode testar com um garfo. Abra as tampinhas coloca de lado, encha com o refogado, decore colocando os camarões grandes por cima. E coloque no topo o restante do "catupiry" por cima e também o cheiro verde e Sirva. Coloque na mesa potinhos  com o que sobrou do refogado e também com "catupiry" separado. 
Eles vão adorar repetir! 



* para fazer o leite de coco fresco você precisará de 2 cocos secos frescos. 
Retire o coco de dentro, não precisa tirar a casquinha fina preta. Coloque no liquidificador e bata com 1/2 a 1 copo-de-água. Bata bem. Coe bem e terá um leite de coco super nutritivo e fresco. Para essa receita o ideal é fazer um leite de coco previamente e deixar de cantar e usar a sua parte branca que fica em cima. 

Uma harmonização que fica deliciosa é este branquinho da bourgogne, francês. 
Delicado, frutado leve e boa acidez.